• Deadpool massacra

    por Lucas Cascelli Acesse

  • Johnny Vai à Guerra

    por Lucas Cascelli Acesse

  • A Estrela

    por Arthur C. Clarke Acesse

Tubarão (Peter Benchley, 1974)



E um dia, perguntaram a um homem do poder:
- O que você faria para salvar as pessoas de sua cidade?
- Eu arriscaria minha vida.
- E o que você faria para se salvar?
- Arriscaria a vida das pessoas de minha cidade.


Se você não encontra um motivo para ler a obra que inspirou o filme de 1975, eu lhe darei um: Steven Spielberg fez você ter medo do mar; Peter Benchley fará você ter medo do mar, de barcos, de tubarões...e de pessoas.

Sabe aquela frase que afirma haver um lobo em cada um de nós? Bem, na verdade, não é um lobo. É um tubarão-branco. E quando esse lobo tubarão-branco acorda, libertando instintos que fazem parte de nossa humanidade, há vida, há paixão, há horror...e morte.

A história se passa na cidade balneária de Amity onde, durante a madrugada, uma mulher é atacada e morta por um tubarão. As autoridades locais, assim, se questionam: quais são as consequências de tal ataque? Afinal de contas, a cidade vive do turismo, e o feriado mais importante do ano está bem próximo. É nesse momento que surge o verdadeiro tubarão, aquele que estava adormecido, mas precisava acordar para assegurar sua sobrevivência. E ele é sorrateiro, mostra-se aos poucos, e causa um estrago épico.

As pessoas envolvidas no caso sabem o que deve ser feito. Ou melhor, sabem o que querem fazer. Martin Brody, chefe de polícia de Amity, quer interditar as praias para garantir a segurança das pessoas. O prefeito, Larry Vaughan, quer evitar o alarde, para que seu bolso a economia da cidade não seja prejudicada. E assim, o tubarão acordou.

As consequências são claras, dificultando ainda mais uma tomada de decisão: praias abertas, perigo constante; praias fechadas, economia em queda. E como vimos no texto sobre The Walking Dead, em situações difíceis, um líder deve surgir. Mas os líderes já foram escolhidos. E quando 2 líderes tentam agir juntos... Meu caro, a história já provou que isso não é benéfico. O jogo de interesse e poder que surge com a chegada do problema (que por um acaso, é um tubarão-branco) serve como teste de moral e ética para os líderes da cidade. E enquanto isso, o tubarão segue aumentando seu estrago, abocanhando quem estiver em sua frente.

Diante de tal impasse, normalmente surge um conselheiro: um cara boa pinta, inteligente, rico. E em Amity, meu caro, a ordem das características dos fatores altera o produto. Matt Hooper é ictiologista, gosta de nadar com peixinhos, e tem dinheiro de sobra. Faz-se aqui importante ressaltar que Martin Brody é casado com Ellen Brody. Enfim, é claro que a chegada de um especialista aumenta as expectativas tanto de Martin, como de Larry. Mas Amity tem para Hooper a mesma importância que um corpo em perfeitas condições tem para um zumbi. Seria uma excelente oportunidade para estudar o comportamento do animal. Você perderia a chance de ficar famoso com uma pesquisa?

No meio desse poço de orgulho, poder e interesse, uma ponta continua solta: o problema chamado "tubarão" precisa ser resolvido. E Quint, pescador mais famoso de Amity, está disposto a resolver o problema, mas não de graça. Quint é o contraponto que Matt Hooper (não)precisava: Hooper, como um bom ictiologista, acredita que o peixe faz o que faz por ser muito esperto; mas Quint considera o comportamento do tubarão algo estúpido, e julga ser mais inteligente que sua caça. Qual das duas teses será comprovada? O tubarão saberá dizer.

Tubarão não é uma mera história de luta entre homem e animal, que buscam proteger seu território. É a história de Martin Brody, Larry Vaughan, Matt Hooper, Ellen Brody e Quint, cada um tendo de lidar com seu próprio lobo, ou melhor, tubarão-branco. E Peter Benchley desenvolve o despertar de pequenos tubarões dentro de cada personagem, temperando os embates com uma dose de suspense em demasia, muito um pouco de sangue, e aquela sensação de desamparo perante uma criatura tão magnífica e aterrorizante. E, sinceramente, depois de ler a descrição dos ataques do tubarão, o mar não será nada convidativo.

Sinopse
O que acontece quando um tubarão abandona seu habitat natural e mata uma mulher na cidade balneária de Amity? Os donos do lugar, para evitar a fuca de veranistas, abafam o caso. Esperam que o tubarão se desloque para novas águas. Todavia o tubarão volta a atacar e o terror se instala. Um dos maiores sucessos de público de todos os tempos, Tubarão mantém os leitores empolgados até a última página por suas sequências de paixões humanas, horror e morte.


Compre aqui

Cheers

Comentários